Por que TODO ser humano precisa de terapia?

Por que TODO ser humano precisa de terapia?

Muita gente me pergunta porque faço terapia , e a minha resposta é a seguinte : TODO mundo deveria fazer terapia pelo menos uma vez na vida.

Ainda existem pessoas que acham que a terapia é feita com a pessoa deitada em um sofá, tentando curar traumas do passado.

A maioria das idéias e conceitos que foram criados popularmente sobre o que é terapia, estão equivocadas. E nesse artigo , vou lhe mostrar que a terapia não é só pra quem quer resolver algum trauma, ou pra quem acha que tem algum problema.

Acompanhe comigo , o por que TODO ser humano precisa de terapia?

Benefícios da terapia

A terapia tem diversos benefícios e já muito bem comprovados de que pode ajudar muito a evolução das pessoas em todas as áreas da vida.

Ela ajuda a analisarmos os nossos problemas a partir de outro ponto de vista.

Ela não serve apenas para os loucos ,  e que ela pode sim, contribuir para que qualquer pessoa tenha uma vida melhor.

Nos dias de hoje, é bem comum ir à terapia para melhorar e conhecer melhor o nosso interior.

Com ela, podemos explorar tudo o que é relevante em nossa vida. Você não vai ao terapeuta para receber conselhos, mas, sim, para aprender a olhar para os seus problemas de uma outra perspectiva.

A terapia é boa para todo mundo, porque todos temos falhas e fraquezas ,  e, às vezes, precisamos de um olhar externo que traga mais conhecimento.

Isso ajuda a percebermos erros, que não queremos cometer novamente.

Para algumas pessoas fazer terapia é uma necessidade ,  para outras não , mas em todos os casos , ela proporciona benefícios para a nossa saúde mental e emocional.

A vida não é fácil sempre ,  e há situações em que ocorrem traumas e momentos que são difíceis para lidarmos sozinhos.

Por que TODO ser humano precisa de terapia?

Motivos para fazer terapia

Ajuda a aliviar o sofrimento

A terapia ajuda a criarmos meios que ajudem a diminuir o mal-estar, a tristeza e a angústia. Com ela, podemos entender melhor esses sintomas e como eles surgiram na nossa vida e porque, ainda, persistem.

Prevenção e cuidado com a saúde emocional

O processo de autoconhecimento , é uma ótima forma para melhorar a inteligência emocional, aprofundando a percepção de nossos medos e emoções escondidas.

Quando os sentimentos vêm à tona e, você pode expressá-los, o problema ,  pode deixar de existir ao compartilhar esse medo com o psicólogo.

Testar limites

A terapia pode ser utilizada para explorar o que se encontra fora de sua zona de conforto ,  e te ajudar a descobrir como lidar com a incerteza de um jeito mais calmo e mais consciente.

Aprender a se abrir e se expressar na terapia pode ser muito útil para realizar novas atividades que vão proporcionar novas oportunidades.

Análise dos problemas

Quando mergulhamos de cabeça em nossos problemas, na maioria das vezes ,  é difícil procurar por uma solução.

Durante a terapia, você será guiado para aprender a ampliar seu leque de opções e entender o porquê de certas situações.

Maior autoconhecimento

Não conseguimos ter uma real dimensão de como realmente somos.

Sempre há partes que podemos explorar para nos entendermos melhor, seja referente ao nosso modo de agir de maneira consciente ou inconsciente.

Definir o que é importante na vida

Muitas vezes , nós , focamos nas coisas ruins e não enxergamos as boas.

Não damos o devido valor ao que realmente importa na nossa vida, e deixamos de aproveitar o nosso presente e das pessoas que amamos.

A terapia ajuda a relativizar os problemas e dar valor ao que é importante.

E você alguma vez já fez alguma sessão de terapia? Ou pelo menos teve a mínima curiosidade de saber como funciona?

Então, eu super recomendo que desfaça a crença de que terapia é só para quem tem problemas, ou para quem é “louco”.

Agende uma sessão de terapia com um psicólogo sério e que realmente saiba o que está fazendo, e depois reflita sobre os benefícios citados aqui nesse artigo e que podem com certeza lhe ajudar muito no seu desenvolvimento tanto pessoal, mental e profissional.

 

 

Deixe um comentário